Frutas e seus Nutrientes

by - sábado, maio 12, 2012

Frutas como não gostar delas, elas são deliciosas e faz bem para a nossa saúde, as pessoas comem as frutas porque elas sabem que a fruta é boa, cada uma tem uma função, todas tem um gostinho diferente, umas são doce outras aguada, sem gosto, azeda, mais o importante é que elas possuem nutrientes importantes para o nosso corpo, nos dias de hoje as pessoas preferem ou não tem tempo de comprar as frutas fresquinha elas acabam comendo frutas industrializadas não que seja ruim, mais essas frutas enlatadas perdem alguns componentes. Veja abaixo algumas frutas deliciosas e os seus nutrientes saudáveis para a nossa saúde.

BANANA:


Ela se dá a uma árvore chamada bananeira, forma-se em cachos, cada banana pesa em média 125 grama. É uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas A, B,B1,B2,C,E eH, ela atua no metabolismo energético, ela é composta aproximadamente 70% de água, existe vários tipos de espécie e as mais conhecidas são: banana nanica, prata, banana-terra, banana maça, etc...Sua polpa é macia não possui sementes, a sua casca contém vários nutrientes como: açúcares naturais como glicose, sacarose e minerais, é produzido o ano inteiro, a banana é uma das frutas mais importante para a alimentação humana.

MORANGO:
Fruto vermelho do morangueiro da família rosáceas, cultivada em quase todo o mundo, é um fruto com um delicioso paladar. É rico em proteína e outras fibras, que ajudam no funcionamento dos intestinos e no controle do colesterol e podem ajudar a evitar alguns tipos de câncer, é um ótimo em sais minerais, entre eles o ferro e potássio, tem como fonte de vitamina C. Pesquisas recentes revela que o consumo diário de 2 xícaras de morango ajuda a regular os níveis do colesterol no sangue. É rico em vitaminas, melhora a memória e combate o reumatismo. O morango é fonte de folato e potássio, com ela fazemos várias delícias como tortas, sucos, vitaminas, etc...

LARANJA:
Espécie de árvore frutífera, fruto produzido pela laranjeira, da família das rutáceas. A laranja é muito populosa por ser fonte de vitamina C, seu suco é ótimo para resfriados, a vitamina C é o nutriente mais importante da laranja, apenas 2 laranjas por dia fornece a quantidade de vitamina C que o organismo precisa, seu sabor varia, doce, azedo, sendo a casca grossa usada para fazer doce, e também da casca da laranja extrai-se um óleo volátil e das folhas prepara-se um chá medicinal com efeitos calmantes.

MANGA:
Espécie de planta sublenhosa da família das apocináceas, conhecida como mangabeira, uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 14% de proteína, pode conter vitaminas A,B e C. Possui uma alta quantidade de ferro, ela é indicada para quem possui anemia e beneficia as mulheres grávidas, em em períodos de menstruação, pessoas que tem problemas como de cãimbas, problemas cardíacos, stress, podem tirar aproveito da alta quantidade de potássio e magnésio, além das vitaminas A,B,C, a manga possui vitamina B1, B2 e B5, contém cálcio, ferro, proteínas, gorduras.

ABACAXI:
É uma fruta que é encontrada durante o ano todo, o abacaxi é composto de 86% de água, ele é ótimo no verão pois ajuda a hidratar o organismo. É uma fruta rica em vitamina C,B6, tiamina, ferro, magnésio, folato, ajuda na digestão, combate a prisão de ventre, ajuda no tratamento de bronquite, ajuda na cura de fecções de garganta, é ótima para dentição, faz um bem para a pele, combate  inchaço, o abacaxi é uma fruta indicada para a cura de váriaas enfermidades. É ótimo contra tosse e pneumonia, etc... É uma fruta boa para o uso culinário, para lanches e sobremesas, com ela podemos fazer: sucos, doces, geléia, compota, polpas, saladas, sovertes, grelhados, remédios, etc...

MAÇÃ:
A árvore que produz a maçã chama-se macieira, árvore frutífera da família das rosáceas, tem a polpa firme que resiste bem a um longo período de conservação em ambiente adequado, tem grande valor nutritivo pois a sua casca se encontra a pectina que ajuda a diminuir o colesterol do sangue, existe várias espécie e as mais consumidas no Brasil são: a fuji, red, verde, gala, e Brasil, a sua polpa é branca, cada maçã pesa em média de 100 a 200 gramas. Ela é rica em vitamina B1,B2, ferro, niacina, fósforo, é um fruto ótimo para as cordas vocais, e garganta é também ótimo para evitar a constipação intestinal.

UVA:
Fruto da videira ou parreira, as uvas mais conhecidas são: uva Itália, branca e rosada, é rica em sais minerais como: cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio. Contém uma quantidade de complexo B e vitamina C, a uva é uma fruta indicada para curar diversas doenças, laxante tônica para o sistema nervoso, males do fígado, bronquite, propriedade laxantes e refrescante. A semente da uva é rica em vitamina E, no seu bagaço encontra-se especialmente substâncias corantes.

ABACATE:
Fruto do abacateiro é uma árvore da família da laureáceas, o abacate é uma das frutas mais nutritivas que existe ele tem 485mg de potássio em 100g uma quantidade superior encontrada na banana, a polpa que é comestível tem alto valor nutritivo, contendo conforme a variedade, 10 a 20% de gordura. É um fruto rico em vitaminas, fósforo, cálcio, ferro e magnésio, ele tem luteína que age contra a degeneração macula, problemas cardíacos e câncer de próstata, diarréia, colesterol, bronquite, reumatismo, reduz a pressão arterial, ele é muito consumido em molhos e saladas, as folhas do abacate constituem um poderoso diurético, um excitante estomacal e são eficazes ainda contra doenças do fígado.

AMEIXA:
Fruto da ameixeira, espécie de árvore arbusto da família das rosáceas. A ameixa é de cor vermelha, amarela ou roxa escura é carnosa e suculenta, é rica em açúcar, sais minerais, cálcio, fósforo, ferro e vitamina do Complexo B, na culinária é utilizada em doces, geléias, compota e para fazer aguardente. A ameixa evitam problemas com a pele, é indicada contra prisão de ventre por seu poder laxativo, é também bom contra reumatismo, melhora a saúde dos ossos, diminui a pressão sanguínea. Se for consumida em excesso pode irritar os rins, quando for comprar as ameixas escolha elas firmes, sem rachaduras e de cor concentrada, com ela se prepara-se doces, compotas, as ameixas secas são ótimas para pratos doces e salgados.

GOIABA:
Fruto da goiabeira, é árvore ou arbusto da família das Mirtáceas que as vezes, pode atingir até 8m de altura, tem valor nutritivo com grande quantidade de vitaminas A,B1,C, cálcio, fósforo, ferro e fibras, a goiaba é uma fruta com grande benefício ao organismo humano, pois ela de não contém muito açúcar, gordura e caloria, ela combate: infecções, hemorragia, fortifica os ossos dos dentes, fortifica o músculo cardíaco, retrata o envelhecimento, melhora a cicatrização, dá maior resistência física, regula o aparelho digestivo, a goiaba só pode ser evitada para aquelas pessoas que possuem o aparelho digestivo delicado ou pessoas que tem problemas de intestino preso. Sua polpa abundante encerra numerosas sementes pequenas, é comestível e presta-se otimamente para fazer compotas, geléias e famosa goiabada.

MARACUJÁ:
Nome por que se designam vulgarmente numerosas espécies de arbustos e ervas escandescentes com com gavinhas silvestres ou cultivadas, é da família das passifloráceas. Esta fruta contém vitamina A,C e do complexo B, possui boa quantidade de sais minerais, e funciona como calmante natural no organismo humano. Os maracujás tem a casca enrugada, tem polpa mais doce, e os maracujás que possuem casca lisa são mais ácidos,(azedo). Os maracujás são muito utilizado na fabricação de xaropes, sucos, sovertes, refresco, torta, mousse, eles podem ser conservado na geladeira de 2 á 3 semanas, se estiverem verde deve ser guardado em  um lugar fresco e seco. O seus benefícios são: excelente calmante, baixa as taxas de açúcares no sangue, é bom para quem tem diabetes.

PÊRA:
A árvore que produz este fruto chama-se pereira, a pêra é uma fruta muito nutritiva de sabor doce, no Brasil ela é muito consumida, existe várias variedades dê pêra as mais conhecidas são: pêra william, pêra-d'água, pêra de pécuita e pêra red (casca vermelha). É rica em sais minerais como: sódio, potássio, ferro, magnésio, cálcio, nela encontramos as vitaminas do tipo A,C e do complexo B, sais minerais e fibras. Seus benefícios contribui com um bom funcionamento intestinais, auxilia no crescimento e regula o sistema nervoso, a pêra fortifica os músculos cardíacos, evita algumas doenças da pele, diminui a queda dos cabelos, ajuda contra prisão de ventre, bexiga, intestino, baixa a pressão.

ACEROLA:
A árvore da acerola chama-se Aceroleíra, a acerola é uma fruta vermelha tem sabor ácido azedo e cheiro quase igual da maçã, existem diversas espécies de acerolas as mais comum são: cabloca, cereja, apodi, frutacor, roxinha, olivier e rubra, a acerola possui uma grama de vitamina C (ácido ascorbico), apresenta uma quantidade de cálcio, ferro, fósforo, vitamina A,B1,B2 e B3. Ela possui um sabor nutritivo, segundo os pesquisadores 4 unidades de acerola por dia são bastante para abastecer as necessidades de um adulto, os seus benefícios são: afecções pulmonares, tratamento de gripes, auxilia na doença do fígado, é bom para fadiga, combate a tuberculose, alivia as dores musculares e nas articulações, ótimo para perda de apetite, eficaz contra o reumatismo. Na culinária faz deliciosos sucos, refresco, doces, geléias, sovertes, compotas licores e xaropes.

AÇAÍ:
A árvore que produz o açaí chama-se açaízeiro, é uma espécie de palmeira encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá. O açaí é um fruta rica em proteínas, fibras, lipídios, a sua polpa é um excelente energético, sendo que cada 100 grama possui 250 calorias, achamos nela vitaminas C,B1 e B2, ela também se concentra uma boa qualidade de fósforo, ferro, cálcio. Nas indústrias Nacional e Internacional as empresas já produzem diversos tipos de produtos de beleza como: shampoos, cremes e outros produtos.As sementes do açaí são utilizados na artesanato da região Norte, as folhas do açaízeiro são usados na produção de bolsas, sacolas e redes. Os seus benefício são: estimula a digestão, melhora o funcionamento do sistema nervoso, músculo, coração, a vitamina C auxilia no crescimento e recuperação das células, na vitamina E previne diabetes e doenças cardiovasculares, o açaí apesar de ser muito nutritivo não pode ser substituído pelo almoço e jantar, pois uma refeição tem as proteínas que necessitamos, o açaí pode ser consumido antes das refeições, nos lanches, o açaí pode ser consumido em diversas forma como: doces, sucos, geléias, sovertes, açaí na tijela onde a polpa é misturada com as frutas.

PÊSSEGO:
O pêssego é uma deliciosa fruta originada no pessegueiro que é uma planta nativa da china. Esta fruta apresenta baixo valor calórico, nela possui vitaminas A,C e do complexo B, sais minerais, ferro, fósforo, iodo, cobre e manganês. Os seus benefícios são: combate a prisão de ventre, melhora o funcionamento intestinal, fortalece o sistema imunológico, combate o reumatismo, ajuda no combate a hipertensão arterial, diabetes, anemia, combate problemas de pele. Na culinária podemos fazer doces, bebidas, sovertes, bolos, sucos, etc...

MELANCIA:
A melancia é um fruto rasteiro e de tamanho grande, aproximadamente 90% do seu corpo é de água, a sua polpa é vermelha e suculenta, uma melancia pesa em média de 5 á 10 quilos, é uma fruta rica em sais minerais: ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A,C e do complexo B, a sua grande quantidade de água é um excelente diurético no corpo humano, seus benefícios são: ajuda na eliminação da urina, melhora o funcionamento dos rins, é importante aliado contra o câncer, principalmente o de próstata, é bom para quem tem pressão alta, diminui as sensações de inchaços e prevenção de infecções.

PITANGA:
A árvore que produz a pitanga chama-se Pintagueira, é da família das mytaceae, esta fruta é típica da região da Mata Atlântica, ela é uma fruta muito saborosa tem boa quantidade de água, tem também uma boa quantidade de vitaminas e sais minerais, tem um valor calórico baixo. A pitanga nos encontramos vitamina A, complexo B2 e B3, vitamina C, cálcio, fósforo, látex, os seu benefício são: cura diarréia, é preventiva contra doenças como o câncer, doenças cardíacas e mal de Alzheimer, previne contra a artrite e catarata e as folhas da pitanga elemina a febre.

Curta esse post com seus amigos









Confira também

27 comentários

  1. Ola Lucimar!

    Adorei seu blog, parabéns pelo capricho!
    Obrigada por sua visitinha, e se puder, participe da minha
    RIFA SOLIDÁRIA, são excelentes prêmios!
    Segue o link

    http://www.ateliemeninasimone.blogspot.com.br/2012/04/rifa-solidaria-participem.html

    Bjinhus

    SIMONE

    ResponderExcluir
  2. Frutas fazem bem e saber disso é importante! Feliz domingo das Mamães!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. QUE POSTAGEM MARAVILHOSA, LUCIMAR!! FRUTO É TUDO DE BOM. O INTESTINO, A PELE, O CORPO, TODOS AGRADECEM. E PENSAR QUE TEM GENTE QUE NÃO GOSTA DELAS OU NÃO TEM UMA OPORTUNIDADE DE COMÊ-LAS, NÉ?
    SÃO ALIMENTOS MARAVILHOSOS, SUPER SAUDÁVEIS E DE FÁCIL ACESSO, DESDE QUE DE ÉPOCA. UMA DELÍCIA!!
    COLEGA... QUERO DESEJAR-TE UM LINDO DIA DAS MÃES, COM SEUS FILHOS (CASO OS TENHA) OU COM SUA MAMÃE (CASO A TENHA TAMBÉM, POIS A MINHA, PAPAI DO CÉU JÁ CHAMOU...).
    QUE SEJA UM LINDO DIA, CHEIO DE FELICIDADES. TEM HOMENAGENS À ESSE DIA TÃO ESPECIAL NO MEU BLOG E NO BLOG DOS MEUS PETS. SE PUDER VER, FICAREI FELIZ.
    ABRAÇÃO PROCÊ!

    ResponderExcluir
  4. Nesse domingo dias das Mães
    quero desejar a todas um dia
    cheio de alegria,com filhos
    família,e amigos!
    Mães são nossa luz que ilumina
    nossa vida,e pra você deixo aqui
    um abraço carinhoso,feliz
    dias das maravilhosas MÃES!

    QUE esse BLOG continue a mostrar
    essa beleza que vemos todo dia!!
    Bjuss Rita!

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde,Lucimar!!
    Que belo artigo!!
    Frutas e seus benefícios!!
    Amei e copiei!!!!!
    Beijos no core!!!!Apareça,miga!!
    Soninha.

    ResponderExcluir
  6. Adorei! Post informativo e interessante! Coloquei a minha postagem do Dia das Mães hoje! Bênçãos de paz, alegria, união e amor! Um abençoado e feliz domingo de Dia das Mães! Carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    ...sim..muito informativo!Também...vou copiar...pois muitas vezes, não sabemos os benefícios das frutas que "ingerimos" todos os dias...e também, para facilitar na compra....
    Boa semana!
    Obrigado pelo carinho da visita!
    ..restinho do dias das mães..muito feliz!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Esta poetagem contém ótimas informações a todos nós, obrigada por compartilhar, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  9. Lucimar! Obrigada pelo carinho! Uma semana feliz e cheia de oportunidades! Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Post muito importante. Aqui em casa somos grandes consumidores de frutas. Mas não sei porque Arthur só come goiaba branca, ele não gosta da vermelha. Vai entender, rsrs
    Bjs e uma ótima semana pra vc

    ResponderExcluir
  11. Eu amo frutas!
    Minhas preferidas são a Pitanga, banana e abacate.
    Ótimo post, super completo.
    Um beijo!

    http://zapatariabr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Uhmmmm que delicia de post, muito bom saber mais sobre o que ingerimos! adorei. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Obrigada pela visita!!!
    Uma boa semana!!
    Bjs
    Luli

    ResponderExcluir
  14. Oi, querida! Agradeço pela visita e fico feliz que tenha gostado! Apareça mais vezes. Já estou te seguindo.
    Abraços e boa semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi querida vim retribuir a visitinha , que delícia este post .....quase dá pra sentir o perfume das frutas ... adorei ...
    já fiquei por aqui ...
    Beijinhos de frutas

    ResponderExcluir
  16. Hummmm Lucimar tirando a carambola , gosto de todas, se pudesse so comeria frutas e mais frutas e pensar que tem gente que nao gosta praticamente de nenhuma fruta eu heinnn. Bjkas

    ResponderExcluir
  17. Lucimar trouxe o selinho do 2ºanversário do Chá da tarde,
    http://i701.photobucket.com/albums/ww15/M-amles/anigifchzinho.gif
    linda quinta-feira,
    beijos de luz

    ResponderExcluir
  18. Que post maravilhoso.
    Tirando o açai e acerola as outras sempre que posso estão no meu cardapio.
    Tenha uma otima quinta
    http://maosdemocas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. NOTA 10 O POST , AMO FRUTAS !
    Tenha um fim de semana bem gostoso, e muita paz no coração !
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/
    Beijo no ♥ !

    ResponderExcluir
  20. Olá amiga,
    Parabéns, muito bom seu post!
    Informações super importantes e belas imagens! Adorei !!
    Obrigada pela partilha!
    Bom final de semana. Beijos.

    ResponderExcluir
  21. oi Lu, vim agradecer o convite e dizer que ja entrei naquele site que vc indicou, brigada viu, agora essas frutas hein? que delicia eu adoro frutas, esse post esta maravilhoso ,amei.

    um bju carinhoso amada.

    ResponderExcluir
  22. Oi minha linda, adorei seu convite e sua visita muito carinhosa, tenho sim interesse em participar o problema é que já fiz algumas tentativas e não consegui abrir o blog de sua Irmã. Vou ficar sempre tentando. Fica com Deus e um final de semana maravilhoso.

    ResponderExcluir
  23. Oi minha linda, adorei seu convite e sua visita muito carinhosa, tenho sim interesse em participar o problema é que já fiz algumas tentativas e não consegui abrir o blog de sua Irmã. Vou ficar sempre tentando. Fica com Deus e um final de semana maravilhoso.

    ResponderExcluir
  24. ooi, que demaais
    adorei esse post!!
    beijaao
    e desculpe pela demora, to voltando! ;)

    ResponderExcluir
  25. Adorei o post, mas que dá aquela preguiçinha de se acostumar comer fruta, no começo, dá né? hahahaha. adorei o blog,
    beijos.
    www.crazyaboutmakeup.com.br

    ResponderExcluir