Vitaminas

by - sexta-feira, janeiro 14, 2011

Vitaminas:
As vitaminas são indispensáveis, e deixar de ingerir a Qualidade Diária Recomendada (RDA) é prejudicial á saúde. Portanto, a maioria precisa estar presente na dieta.
Uma dieta balanceada e variada já contém todas as vitaminas de que o organismo precisa. Os suplementos são necessários apenas ás pessoas que não estão bem de saúde, sofrem de doenças crônicas ou não se alimentam bem. Só tome com supervisão médica, pois algumas vitaminas têm efeito tóxicos quando ingeridas em excesso por período prolongado. Em geral, as vitaminas asseguram o bom funcionamento da células.
Quais os tipos de vitaminas e as suas funções:
vitamina A:
É encontrada em diversos alimentos de origem animal, como o fígado, óleo de fígado de peixe, gema de ovo e produtos á base de leite. O organismo produz retinol, uma forma ativa de vitamina A, a partir do betacaroteno existente em verduras e em frutas e legumes de cor amarelo-laranja.
Funções:
-forma ossos e dentes.
-melhora a pele e o cabelo.
-proteje os aparelhos respiratórios e digestivo e o sistema urinário.
-importante para a visão.
vitamina B1(Tiamina)
A vitamina B1, também chamada tiamina, é encontrada em alimentos de origem animal e vegetal. Pão integral, arroz e cereais integrais, massas, carnes no geral, principalmente fígado, rins e peixes, ervilha, feijões, castanhas e ovos são boas fontes desta vitamina.
Funções:
-controla as enzimas envolvidas nas reações químicas que transformam a glicose (açúcar) em energia.
-participa da produção de energia necessária ao funcionamento dos nervos músculos e coração.
Vitamina B2:
Também chamada riboflavina, é encontrada em muitos alimentos de origem animal e vegetal. Fontes desta vitamina incluem leite, fígado, queijo, ovos, verduras, lêvedo de cerveja, cereais integrais, cereais enriquecidos e germe de trigo.
Vitamina B5 (Niacina)
 
A niacina tem duas formas nicotinamida e ácido nicotínico. As principais fontes de niacina na dieta são fígado, carnes magras, aves, peixes, castanhas e feijões. O organismo também consegue produzir pequenas quantidades de niacina a partir do triptofano, um aminoácido liberado durante o metabolismo das proteínas.

Funções:
-ajuda a produzir a energia a partir das gorduras e carboidratos.
-ajuda no funcionamento do sistema nervoso e do aparelho digestivo.
Vitamina B6 (Piridoxina)
A vitamina B6, ou piridixina, é encontrada no fígado, aves, carnes de porco, peixe, banana, feijões, batata, em muitas frutas e legumes e nos produtos integrais.
Funções:
-produz energia a partir dos nutrientes.
-ajuda a formar hemácias e anticorpos.
-é útil para o sistema nervoso e digestivo.
-boa para pele.
 
 
Vitamina B12
A vitamina  B12 ou cianocobalamina é encontrada em alimentos de origem animal, como fígado, carnes vermelhas, peixe, ovos laticínios. Os vegetarianos precisam de suplementação desta vitamina.
Funções:
participa da produção de material genérico dentro das células essencial á formação de novas células, como hemácias e leucócitos, células dos folículos capilares e intestinos.
Ácido Fólico:
O ácido, uma das vitaminas do complexo B, é encontrado principalmente em verduras, cogumelos, fígado, castanhas, feijões, ervilhas e pão integral.
Vitamina C:
A vitamina C é encontrada em frutas principalmente morango, laranja, goiaba, acerola e limão, nas verduras, no pimentão verde e tomate. Como perdem muita vitamina C ao serem cozidos ou industrializados, é melhor comê-los crus.
Vitamina D:
Encontrada em peixes gordurosos como o salmão, leite, ovos, óleo de fígado de bacalhau e alguns cereais. Também é acrescentada ao leite e á margarina. A maior fonte porém, é a luz solar, devido á sua ação sobre a pele.
Funções:
-importante na absorção do cálcios dos alimentos que ingerimos.
-fortalece ossos e dentes.
-ajuda na coagulação do sangue e fortalece músculos e nervos.
Vitamina E:
Pode ser encontrada na margarina, cereais integrais, feijões, verduras, castanhas, peixes e carne. A deficiência e os efeitos tóxicos desta vitamina ainda estão em estudo.
Fonte: guia da vida saudável









Compartilhe esse post com seus amigos

Confira também

0 comentários