Gorduras

by - segunda-feira, janeiro 17, 2011

Gorduras:
As gorduras são uma fonte de energia altamente concentrada e são usadas para acionar as reações químicas do organismo.
Há dois tipos de gorduras saturadas e não-saturadas. Diferem na composição química e na forma como afetam seu organismo. As saturadas são encontradas em derivados do leite e em alguns produtos de origem animal. Elevam a quantidade de colesterol no sangue, o que, por sua vez, aumenta o risco de doenças coronarianas. A maior parte das gorduras vegetais fornece quantidades maiores de gorduras não-saturadas, mais saudáveis.
Uma dieta gordurosa:
Quase todos os ocidentais comem muito os dois tipos de gorduras. Uma  dieta deve proporcionar não mais de 30% de ingestão total de calorias em forma de gordura. Sempre que possível, devem ser escolhidas gorduras não-saturadas.

Um nutriente importante:
Embora o excesso seja prejudicial, alguma gordura é saudável. Pequenas quantidades de ácidos graxos liberados de gorduras digeridas são usadas como componentes estruturais das células, sendo, pois, importantes para o crescimento e restauração das células. As gorduras são também valiosas no transporte das vitaminas A,D,E e K.
Como seu organismo transforma a gordura da alimentação:
As gorduras que ingerimos passam pelo estômago e vão para os intestinos, onde são dissolvidas pela ação de sais biliares, liberados pelo fígado. Enzimas secretas pelo pâncreas transformam a gordura em ácidos graxos e glicerol, que podem penetrar na parede do intestino. Ali, eles se recombinam á razão de três moléculas de ácido graxo para uma de glicerol, formado triglicérides, usados pelo organismo para fornecer energia. Esses triglicérides são passados á corrente sanguínea, que os transporta, ligados a proteínas e colesterol, a células em todo o corpo.

Uma fonte de energia:
As células usam os ácidos graxos e o glicerol como fontes de energia. Toda a gordura em excesso é armanezada sob a pele, causando aumento de peso e obsedade. Alguns triglicérides são também transportados para o fígado, onde são usados para produzir colesterol.
Fatos sobre as gordura:
As gorduras têm muitas calorias. Fornecem cerca de 9 calorias por grama, contra 4 por grama de carboidratos. Portanto, coma duas vezes mais alimentos ricos em caboidratos do que ricos em gorduras e ainda estará ingerindo menos calorias.
 
 
Gorduras Saturadas:
Manteiga, toucinho, carne de porco, de boi, de cordeiro, ovos e leite integral são ricos em gorduras saturadas, assim como alguns óleos vegetais, inclusive de coco, palma e dendê. Á temperatura ambiente, essas gorduras são sólidas. Uma alta ingestão de gorduras saturadas tende a aumentar o nível de colesterol no sangue, o que, por sua vez, aumenta o risco de doenças coronarianas.

As gorduras Ocultas:
 
Como os alimentos que contêm gorduras são mais saborosos e satisfazem mais, são acrescentadas gorduras a diversos alimentos industrializados como a salsichas, hambúrgueres, bolos e biscoito. Se você ler os rótulos cuidadosamente, descobrirá a quantidade de gorduras saturadas e também conteúdo total de gorduras em alimentosVocê sabe o que está comendo?
Quase todo mundo sabe que alimentos como o sorvete contêm muita gordura, mas poucas se dão conta de quanta gordura é acrescentada a alimentos industrializados, como embutidos, batatas fritas, salame e maionese.
 
 
Gorduras Não-Saturadas:
Muitos tipos de alimentos contêm altos teores de gorduras não-saturadas. Á temperatura ambiente, essas gorduras são líquidas. A gordura do peixe e das aves é em grande parte não-saturadas e as margarinas também contém alto teor dessas gorduras. Porém , a principal fonte de gorduras não-saturadas são os óleos vegetais. Eles podem ser divididos em duas categorias:
gorduras monoinsaturadas - encontradas nos óleos de oliva, amendoim, canola e abacate - e gorduras poli-insaturadas, que vem do óleo de milho, girassol, açafrão e soja. Os dois são saudáveis para o coração.
Fonte: guia da vida saudável




Compartilhe esse post com seus amigos

Confira também

0 comentários